Juliana Altavilla – Otorrinolaringologia – Rinoplastia e Face

Otorrinolaringologia . Rinoplastia e face . (31) 3295.5556

Como funciona o botox no pescoço e quais os benefícios?

Com o passar dos anos, a pele começa a desenvolver uma flacidez que pode atingir o rosto e o corpo. É um processo natural, efeito do envelhecimento e, por isso, não pode ser evitado. 

No entanto, seus efeitos podem ser amenizados por meio de procedimentos estéticos, principalmente quando se afeta a pele do rosto. Dessa forma, uma solução bem conhecida é a aplicação da Toxina Botulínica (Botox), que ameniza as rugas e flacidez.

Apesar de ser famosa pela procura nas aplicações em regiões da testa e dos famosos “pés de galinha” e rugas frontais, o botox também é uma alternativa para quem se sente incomodado com a região do pescoço. 

Quer saber mais sobre esse procedimento? Continue a leitura desse artigo que eu te conto!

Por que a pele do pescoço fica flácida?

Quando se fala em “linhas de expressão”, logo vem à mente algumas regiões do rosto, não é mesmo? Porém, o pescoço também tem linhas horizontais muito marcantes, que podem demonstrar flacidez e outros sinais de envelhecimento, como rugas, vermelhidão e manchas.

Além disso, sua exposição ao sol e poluição é frequente, o que pode fazer com que a região sustente ainda menos a flacidez. Existem algumas medidas que podem evitar esse envelhecimento precoce, como uma boa alimentação e hábitos saudáveis. 

Mas, por que isso acontece? Com o passar dos anos, ocorre um enfraquecimento de alguns tecidos musculares, perda de firmeza e quantidade de colágeno e elastina na pele. E como o pescoço tem menos glândulas sebáceas do que outras partes, isso ocorre com mais frequência na região.

As glândulas sebáceas são estruturas associadas aos folículos pilosos (pelo), responsáveis por produzir sebo. Essa substância é uma secreção oleosa, que evita o ressecamento da pele, lubrificando a superfície da pele e do pelo. São responsáveis pelo suor, por exemplo.

Ou seja, como ele contém menos glândulas sebáceas, ele tem menos chances de hidratar ou regenerar a área com a mesma velocidade. Dessa forma, ter flacidez nessa área é algo muito comum, não se preocupe!

O que é a Toxina Botulínica (Botox)?

A Toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é uma proteína que causa relaxamento local quando aplicado no fino músculo que fica abaixo da pele, que se chama platisma. Ou seja, impede que os músculos façam contrações repetitivas, prevenindo e tratando as linhas verticais que aparecem quando movimentamos o pescoço.

Como o botox age no pescoço?

A aplicação do botox na região do pescoço é realizada com uma agulha fina em alguns pontos que denominamos de bandas platismais. O platisma se estende da mandíbula até a clavícula e a atenuação linhas musculares que ser formam no sentido vertical melhoram o ângulo entre a “papada” e o pescoço, conferindo um aspecto mais jovem. 

Porém, mesmo sendo um procedimento rápido e simples, deve ser feito por um médico especializado, pois são necessários amplos conhecimentos de anatomia cervical, bem como da melhor técnica a ser utilizada. Também recomendo que seja realizado em locais seguros e de confiança, com produtos certificados e de qualidade.

Todo cuidado é pouco quando se trata da nossa saúde e bem-estar. O planejamento e a escolha do profissional que irá aplicar o seu botox são etapas fundamentais para evitar estresses e dores de cabeça futuros. 

Quanto tempo dura?

Assim como em outras regiões em que ele é aplicado, o botox no pescoço dura em média, de quatro a seis meses, que é o tempo ideal de intervalo entre aplicações.

Caso esse prazo não seja respeitado, corre o risco da pessoa desenvolver uma resistência ao produto e o botox perde seu efeito. Portanto, o tempo para reaplicação varia de seis meses a um ano.

Quais são os benefícios?

O principal benefício, é claro, é uma aparência mais jovem e menos flácida. Linhas de expressão amenizadas e o contorno da mandíbula mais desenhado também são algumas das vantagens do procedimento.

Este procedimento é realizado no consultório médico. 

Para evitar riscos durante o procedimento, é necessário detalhar todo o seu histórico de saúde para o profissional durante a amnese. Aproveite também para tirar algumas dúvidas e, se o médico precisar, pedirá alguns exames.

E aí? Consegui esclarecer um pouco? Se você tiver mais alguma dúvida, fale comigo. Sanar todas as questões antes de se sujeitar a qualquer procedimento é essencial para obter bons resultados. Para agendar on-line sua consulta, clique aqui.

Um abraço!

Juliana Altavilla