Juliana Altavilla – Otorrinolaringologia – Rinoplastia e Face

Otorrinolaringologia . Rinoplastia e face . (31) 3295.5556

Qual a relação entre o Roacutan (isotretinoína) e a Rinoplastia?

Recentemente, alguns vídeos contendo fotos de antes e depois de pacientes que fizeram tratamento com o Roacutan viralizaram nas redes sociais, mas não pelo objetivo do medicamento, que é a diminuição de acnes e cravos. Mas sim por um efeito colateral no mínimo curioso, que é o afinamento do nariz.

Dessa forma, o nome foi bastante procurado no Google e muito se questionou sobre a relação entre o Roacutan e a Rinoplastia. Afinal, o Roacutan realmente afina o nariz? 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o medicamento e depois como ele atinge as camadas da pele para explicar melhor sobre sua relação com a Rinoplastia.

Continue a leitura!

O que é o Roacutan?

A Isotretinoína, comercializada com o nome de Roacutan, é um medicamento fármaco utilizado principalmente para o tratamento de casos de acne severa.

Ela também é usada para o tratamento de algumas dermatoses, como psoríase, desordens de queratinização, genodermatoses queratóticas. Além da participação em quimioprevenção do câncer de pele e do câncer de neuroblastoma.

O Roacutan atua no processo de reconstrução da pele, o que diminui a produção de sebo e outras bactérias que se alimentam dele. É bastante eficaz contra acnes em excesso, cravos e manchas, porém, é bastante polêmico devido à quantidade de efeitos colaterais que podem surgir durante o tratamento.

Rachaduras na boca e olhos ressecados são alguns dos efeitos colaterais mais comuns. Outros mais perigosos são alterações de enzimas do fígado, mudanças de humor, anemia, coceiras na pele e até aumento do colesterol.

Para quem é recomendado?

O Roacutan só pode ser recomendado para pacientes com mais de 12 anos com acne moderada a grave. Ou seja, pessoas que têm um grande número de espinhas, cravos, acne cística, comedões e pústulas. 

Além disso, é contraindicado para gestantes; mulheres em amamentação; hipervitaminose A preexistente;pacientes que fazem uso concomitante de tetraciclinas e derivados; e pacientes com valores lipídicos sanguíneos excessivamente elevados.

O acompanhamento médico desses pacientes é extremamente importante. Dessa forma, o medicamento é controlado e exige prescrição médica controlada. 

Qual a relação com a Rinoplastia?

Durante o planejamento da Rinoplastia, analisamos a espessura da pele do paciente para definir qual o tipo de técnica cirúrgica será indicada. A técnica que será utilizada depende também da estrutura da pele, seja ela mais fina ou mais grossa, bem como das demais características anatômicas e o resultado almejado.

Uma solução para o controle da espessura da pele e da oleosidade é o tratamento com a isotretinoína. O tratamento é individualizado e pode ser necessário antes ou após a cirurgia, recomendado pelo cirurgião. Em geral, as doses prescritas são mais baixas e o período de tratamento também se diferencia de acordo com a necessidade do paciente.

Inclusive, outros estudos apontam que o medicamento pode auxiliar no processo de recuperação da rinoplastia no pós-operatório. 

Após o procedimento, o cuidado com a pele do nariz também é fundamental, principalmente porque ela se encontra muito sensível em virtude da alteração e do trauma sofrido na região.

Por isso, cuidados com o sol e a hidratação da pele são condutas imprescindíveis para o paciente após a rinoplastia. Contudo, lembre-se de que, se necessário, o especialista que irá indicar como deverá ser feito todo o procedimento. 

Gostou do texto? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário aqui em baixo ou corre lá no meu perfil do Instagram que eu terei o maior prazer em te responder!

Um abraço!

Juliana Altavilla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *