Juliana Altavilla – Otorrinolaringologia – Rinoplastia e Face

Otorrinolaringologia . Rinoplastia e face . (31) 3295.5556

A cirurgia dos seios da face ou “cirurgia da sinusite”

cirurgia dos seios da face, também conhecida por “cirurgia da sinusite”, “sinusectomia” ou “cirurgia sinusal”, geralmente é indicada para pacientes portadores de sinusites de repetição, sinusites crônicas, polipose nasal e alguns casos de tumores nasais.

Esse procedimento teve uma evolução nas últimas duas décadas com o emprego dos endoscópios, permitindo assim uma cirurgia mais segura com otimização dos resultados.

Dependendo da causa, a sinusite crônica pode ser curada. Em outras, a cirurgia proporcionará controle do quadro clínico e melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Você sofre com a sinusite ou conhece alguém e quer ajudar? Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre a cirurgia dos seios da face!

O que é a sinusite?

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A sinusite pode ser secundária a uma infecção, a um quadro alérgico ou a qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face.

Uma sinusite aguda pode ser desencadeada por um resfriado ou por alergias e pode desaparecer por conta própria. Tem início súbito e pode durar até 12 semanas, havendo remissão completa dos sinais e sintomas entre os episódios. Já a sinusite crônica ocorre quando a inflamação da mucosa nasossinusal persiste por pelo menos 12 semanas e pode ser causada por uma infecção, pólipos, fatores obstrutivos, como o desvio septal, doenças da mucosa, tumores, dentre outros. A sinusite crônica pode acometer apenas um seio paranasal, bem como todos os seios concomitantemente. 

Quais os tipos de tratamentos para sinusite?

Os casos de sinusite aguda podem, em alguns casos, evoluir para cura espontânea, podendo ser prescritos medicamentos sintomáticos associados a medidas locais como as lavagens nasais com soro fisiológico. Pode ser necessário também o uso de antibióticos para controle da infecção.   

Já os casos de sinusite crônica, de forma geral, exigem o uso recorrente de antibióticos. Para esse tipo de caso, a cirurgia dos seios da face pode ser uma opção se o tratamento medicamentoso e algumas mudanças no estilo de vida do paciente não aliviarem os sintomas.

Como saber se meu caso pode ser resolvido com cirurgia?

Passar por uma cirurgia é uma decisão importante. Muitos fatores devem ser considerados previamente. No entanto, somente um médico com formação especializada em otorrinolaringologia poderá dizer se a cirurgia sinusal é a melhor escolha para você.

Como é a cirurgia da sinusite?

A opção do médico otorrinolaringologista vai depender de vários fatores, incluindo a causa de sua sinusite crônica. No geral, o objetivo da cirurgia sinusal é limpar o material infectado, abrir passagens bloqueadas e manter o tecido saudável o suficiente para que seu nariz e seios nasais funcionem normalmente.

Por exemplo, hoje em dia, o método mais comum é a cirurgia endoscópica. Durante o procedimento, o cirurgião usa um endoscópio que permite realizar todo o procedimento pela narina sob visualização em monitor. Trata-se de um procedimento preciso e menos invasivo. Normalmente utilizamos também o shaver, que é um equipamento que tem a função de aspirar e cortar simultaneamente, o que diminui o tempo cirúrgico e o sangramento durante a cirurgia. A cirurgia é realizada com anestesia geral, tanto para minimizar os riscos de complicações, quanto para oferecer mais conforto ao paciente.

Além disso, também é comum que outras cirurgias funcionais do nariz sejam realizadas em conjunto com a sinusotomia ou sinusectomia, como a septoplastia e a turbinectomia, ou mesmo uma rinoplastia.

O procedimento é feito em centro cirúrgico de hospitais com estrutura própria para otorrinolaringologia, como os hospitais nos quais estamos credenciados.

Cuidados e tempo de recuperação da cirurgia da sinusite

O tempo de recuperação depende da saúde geral do paciente e de quais procedimentos foram realizados. No entanto, os cuidados pós-operatórios da cirurgia dos seios da face são focados na melhora da cicatrização e na minimização de sintomas.

Após a cirurgia, sangramentos leves e intermitentes, dor facial leve e obstrução nasal são as condições normais de uma recuperação pós-operatória. Todos esses sintomas são controlados com a administração de analgésicos e anti-inflamatórios, além de lavagens nasais com soro fisiológico várias vezes ao dia.

Após 30 dias da sinusectomia, em média, o paciente está liberado para retomada total da rotina. Vale ressaltar a importância de fazer a cirurgia com equipe especializada, diminuindo riscos ao paciente e proporcionando melhores resultados no pós-operatório.

Quer saber mais sobre a cirurgia da sinusite?

Todos os tratamentos e os resultados são específicos para cada paciente e farão parte das suas consultas com seu profissional de saúde.

Consulte seu profissional de saúde para ter acesso a uma lista completa dos benefícios da cirurgia da sinusite, indicações, precauções, resultados clínicos esperados e outras informações médicas importantes.

Gostou do post? Quer saber mais sobre a cirurgia da sinusite? Deixe a sua pergunta aqui em baixo ou entre em contato!

Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *