Juliana Altavilla – Otorrinolaringologia – Rinoplastia e Face

Otorrinolaringologia . Rinoplastia e face . (31) 3295.5556

Blefaroplastia: cirurgia das pálpebras

A blefaroplastia é a cirurgia para retirada do excesso de pele, de bolsas de gordura e de correção da flacidez muscular da região das pálpebras, podendo, em certos casos, melhorar o aspecto funcional dos olhos, além do estético. 

O nome pode ser complicado para a maioria das pessoas, mas você certamente já ouviu falar sobre a cirurgia das pálpebras, não é mesmo? Ela é o nosso tema desse artigo.

Se você pretende fazer uma blefaroplastia e tem alguma dúvida sobre as indicações, o procedimento e os cuidados pós-operatórios, continue a leitura. Tenho 18 anos de experiência em otorrinolaringologia e habilidade reconhecida em diversos tipos de cirurgias da face, entre elas, a blefaroplastia.

É importante destacar que você deve sempre procurar um médico especialista e fazer uma avaliação mais precisa.

As indicações para a blefaroplastia

Com o passar do tempo, a pele palpebral envelhece e perde sua elasticidade, tornando-se flácida, com rugas e bolsas de gordura. Isso dá uma aparência cansada e até mesmo triste para a pessoa.

Para corrigir isso, a cirurgia indicada é a blefaroplastia. Trata-se de um procedimento estético relativamente simples que atua também em casos funcionais, como quando o excesso de pele e/ou acúmulo de gordura nas pálpebras prejudica a visão do paciente. Muita gente procura profissionais de oftalmologia se queixando de que está enxergando mal quando, na verdade, o problema é a pálpebra caída!

Geralmente sua indicação ocorre após os 40 anos. A retirada de ‘bolsas e pele’ na região da pálpebra é um dos procedimentos no rosto mais procurados nos consultórios médicos, inclusive por homens, que tendem a acumular mais gordura nessa área do que as mulheres.

Como é a blefaroplastia?

Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local, com sedação. Em casos especiais pode ser utilizada anestesia geral.

Na blefaroplastia o excesso de pele é retirado com uma fina incisão sobre o sulco palpebral pré-existente para esconder a leve cicatriz a ser criada. Todas as outras alterações como as bolsas de gordura e contornos indesejados são corrigidos sem a necessidade de cicatriz na pele.

A cirurgia dura entre duas e três horas. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Se a anestesia for local, o paciente costuma ser liberado no mesmo dia.

Inchaço e roxos (equimoses) nos primeiros dias são comuns, porém com a aplicação de compressas frias e pomadas específicas a recuperação é rápida. Os pontos são retirados em até 8 dias. O retorno ao trabalho pode ocorrer em uma semana e a volta às atividades físicas entre 2 e 3 semanas.

Resultados da blefaroplastia

Os resultados começam a aparecer após o 3º mês. Entretanto, logo após três semanas já teremos boa parte do resultado desejado, e nas semanas subsequentes a tendência de melhoria é acentuada. O resultado final da blefaroplastia ou cirurgia da pálpebra aparecerá em um ano.

Posso fazer a blefaroplastia mais de uma vez?

Com o passar dos anos e o envelhecimento natural, a flacidez no local pode voltar. A boa notícia é que a cirurgia pode ser feita mais de uma vez. No entanto, o melhor caminho é prevenir não é mesmo? 

Então, tenha uma boa rotina de cuidados com a pele para manter as fibras de colágeno e a resistência da pele e nunca deixe de usar o filtro solar! Assim, você mantém seu olhar renovado e sempre jovial.

Gostou do post? Ficou alguma dúvida? Já fez blefaroplastia e quer contar sua experiência? Me conte aqui nos comentários!

Um abraço,

Juliana Altavilla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *