Juliana Altavilla – Otorrinolaringologia – Rinoplastia e Face

Otorrinolaringologia . Rinoplastia e face . (31) 3295.5556

Pós-operatório da rinoplastia: esclarecendo dúvidas sobre os principais cuidados que você deve ter

Quem se submete a uma rinoplastia, muitas vezes, está realizando um sonho. Afinal, como disse no meu artigo anterior, o nariz é o centro do rosto, ponto focal da face, e tem grande responsabilidade pela autoestima das pessoas. Além disso, possui funções extremamente importantes para a saúde e bem-estar das pessoas.

Portanto, é natural que os candidatos à cirurgia tenham muitas dúvidas sobre o pós-operatório.

Dói muito? Terei sangramento? Posso usar óculos? Neste post eu vou tentar esclarecer as principais dúvidas que recebo no consultório e nas minhas redes sociais.

Se alguma dúvida não foi esclarecida aqui, deixe um comentário que eu terei o maior prazer em responder!

Operei. E agora?

Após a rinoplastia, geralmente, o paciente vai para casa no mesmo dia. Em alguns casos, é necessário que ele fique no hospital por uma noite.

Somente entre o 5º e o 7º dia, o paciente é avaliado no consultório médico, momento em que é realizada a troca do curativo nasal, bem como a remoção dos splints nasais e pontos cirúrgicos. Neste momento, é definida a programação do acompanhamento ao longo das próximas consultas.

Após quanto tempo eu voltarei às atividades normais?

Essa é a primeira pergunta de todo paciente. Hoje em dia, as técnicas estão tão apuradas, que rapidamente o paciente volta às suas atividades.

Eu costumo recomendar um descanso de cerca de 7 a 14 dias, dependendo da atividade desempenhada. Para atividades físicas, recomendo pelo menos 30 dias, com um retorno gradual, priorizando atividades de menor impacto. Afinal, não queremos correr o risco de causar algum dano à saúde do paciente, não é mesmo?

O nariz sangra nos primeiros dias?

Pode ocorrer e é normal, sobretudo nas primeiras 48 horas. Entretanto, isso não deve ser motivo de preocupação, pois um curativo de proteção, sobreposto à abertura do nariz, é colocado na abertura do nariz. Esse curativo poderá ser trocado em casa, quantas vezes forem necessárias.

Vou ficar com o rosto inchado?

O grau de inchaço difere de paciente para paciente. Uma máscara fria pode ser colocada sobre os olhos e acima da tala para diminuir o inchaço e os hematomas. De modo geral, a maior parte das equimoses vai diminuir em 7 a 14 dias, embora algum inchaço possa persistir por até 2 meses. Você deve esperar para ver a aparência final do seu nariz no final de 1 ano.

Para que servem os splints nasais?

Os splints nasais são essenciais para a cirurgia de rinoplastia, bem como para uma boa recuperação, uma vez que ele atua com um estabilizador do septo nasal, auxiliando na cicatrização e evitando sinéquias (aderências). Normalmente, depois da 1ª avaliação médica, os splints são retirados.

Vou sentir muita dor no pós-operatório?

Embora a rinoplastia seja considerada uma cirurgia pouco dolorosa, no pós-operatório são prescritos alguns medicamentos analgésicos necessários para uma boa recuperação.

Vou ficar com o rosto roxo?

Os hematomas, também chamados de equimoses, ocorrem geralmente quando existe a necessidade de realização de fraturas nasais. No entanto, hoje existem técnicas e outros recursos que reduzem a incidência dessa ação.

Em que posição devo dormir nos primeiros dias?

Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima, sempre que possível.

Posso usar óculos?

Não é recomendado o uso dos óculos após a cirurgia, já que o peso do acessório pode causar deformações na área operada que ainda está muito sensível. É indicado esperar cerca de 30 a 60 dias após a cirurgia, dependendo do caso. Quando realmente necessários, podem ser usados suspensos colados com um micropore na testa. Outra alternativa é usar uma placa menor que confeccionamos com o mesmo material usado para a fratura nasal na cirurgia, chamado Aquaplast.

Quando poderei me expor ao sol?

É aconselhável que se evite a exposição solar por pelo menos 30 dias ou enquanto houver manchas equimoses.

Posso lavar o rosto e o nariz?

Sim, de forma delicada. Ao lavar o rosto, use água fria ou morna por um período de 2 semanas, pois a água quente pode fazer aumentar o edema do nariz.

Não se preocupe com as narinas obstruídas, mantenha apenas as lavagens com soro fisiológico a cada 2 horas, retirando as crostas aos poucos com cotonete. Sempre com muito cuidado!

Terei restrições na alimentação?

A alimentação é livre a partir do segundo dia após a cirurgia, mas eu recomendo que o paciente tenha uma alimentação mais leve e saudável e evite alimentos quentes, como canela, gengibre e pimenta, por pelo menos 3 dias. Esses alimentos podem aumentar o edema. A ingestão excessiva de sal também não é recomendada por causa do edema. Por outro lado, alimentos e bebidas gelados podem aliviá-lo.

Paciência é a chave do sucesso

Enfim, a cicatrização é um processo gradual e lento e cada pessoa responde de uma forma diferente. Algum inchaço leve pode ficar presente durante meses.

Os resultados finais da rinoplastia podem aparecer apenas após um longo tempo. A forma do nariz será mais próxima do resultado final entre 2 e 6 meses, em alguns casos apenas após 1 ano. Portanto seja paciente. Logo tudo passará. E se achar algo estranho, ou surgir alguma dúvida no seu pós-operatório, conte sempre com o apoio do seu médico cirurgião. Ele é a pessoa mais indicada para tirar suas dúvidas.

E aí? Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Um abraço,

Juliana Altavilla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *