Juliana Altavilla – Otorrinolaringologia – Rinoplastia e Face

Otorrinolaringologia . Rinoplastia e face . (31) 3295.5556

Rinoplastia: indicações e técnicas

Seja por aspectos estéticos ou para melhora na função respiratória, a rinoplastia, cirurgia de nariz, tornou-se nos últimos anos uma das intervenções mais procuradas pelas pessoas no Brasil e no mundo.

Com a rinoplastia, podemos ajustar determinadas imperfeições e corrigir alguns incômodos da parte respiratória. Embora a prática dessa cirurgia seja bastante antiga, suas principais técnicas evoluíram bastante, deixando o procedimento mais preciso, seguro e com melhores chances de sucesso. 

Se você pretende fazer uma rinoplastia e tem alguma dúvida sobre as técnicas e indicações, continue a leitura deste artigo. Tenho mais de 15 anos de experiência em otorrinolaringologia e habilidade reconhecida em cirurgias da face, dentre elas, a rinoplastia, e vou esclarecer alguns aspectos básicos da cirurgia.

É importante destacar que você deve sempre procurar um médico especialista e fazer uma avaliação mais precisa.

Para quem a cirurgia de rinoplastia é indicada?

O nariz é o centro do rosto, ponto focal da face, portanto, esse pequeno órgão tem grande responsabilidade pela autoestima das pessoas.

Sua proporção e simetria são considerados determinantes de beleza. Muitas pessoas se sentem incomodadas física e emocionalmente com a forma do nariz e algumas chegam a relatar até mesmo sofrer bullying e danos psicológicos por isso.

A rinoplastia pode ser indicada para todas as pessoas que desejam melhorar as características do nariz, bem como para pacientes que apresentam deformidades traumáticas ou cirúrgicas, por exemplo, após ressecção (remoção) de tumores.

Geralmente, as estruturas mais procuradas para serem corrigidas são: a ponta, o dorso, o septo e as asas nasais. Por meio da rinoplastia é possível fazer o aumento ou redução do nariz, afinamento das asas nasais, projeção ou correção da ponta, redução da giba ou calo ósseo do nariz, corrigir desvios do septo, entre outros aspectos.

A rinoplastia é recomendada para pessoas cujo desenvolvimento facial já está completamente concluído, o que ocorre a partir dos 15 anos. Mas o ideal é sempre conversar com seu médico para avaliar a sua real necessidade. Muitos pacientes chegam ao consultório com uma autoimagem totalmente distorcida e afastada da realidade.

Saúde: a rinoplastia além da estética

Além do aspecto estético, o nariz possui funções extremamente importantes para a saúde e bem-estar das pessoas. Afinal, essa pequena estrutura do nosso corpo é responsável por filtrar, aquecer e umidificar o ar inalado que chegará aos nossos pulmões. Além desse conforto respiratório, o nariz também dá ressonância à voz e possui células nervosas que são responsáveis pelo olfato. Imagina sua vida sem respirar bem ou sem sentir os aromas?

Na rinoplastia, além de considerar a simetria e proporção facial, o médico otorrinolaringologista tem uma grande responsabilidade: manter toda essa estrutura em pleno funcionamento.

Técnicas modernas de rinoplastia

As cirurgias do nariz, ou rinoplastia, podem ser realizadas para diversas finalidades e cada uma delas tem suas particularidades, requerendo muito estudo e procedimentos próprios.

Ao longo dos anos, as técnicas cirúrgicas da rinoplastia têm sofrido modificações. Algumas delas, que geralmente promovem o rompimento de ligamentos ou a retirada da cartilagem ou de partes ósseas têm caído em desuso pois podem, ao longo dos anos, trazer prejuízos funcionais ao paciente.

Realizo minhas cirurgias de rinoplastia adotando a técnica estruturada, a técnica de rinoplastia de preservação, ou até mesmo uma combinação dessas duas técnicas, uma tendência ainda mais atual na medicina.

A técnica estruturada foi criada para substituir a técnica redutora, minimizando os transtornos advindos dela. Com essa nova técnica, também há o rompimento de ligamentos nasais e são usados enxertos de cartilagem do próprio paciente, retirados do septo nasal, das orelhas ou das costelas, para fortalecer a estrutura do nariz, permitindo um resultado funcional e estético duradouros.

Já a técnica de rinoplastia de preservação tem como principal característica a preservação das estruturas dos tecidos e ligamentos do nariz. Proporciona um resultado natural e permite uma recuperação mais rápida do paciente, sendo a técnica de eleição em casos selecionados, estando indicada para a maior parte dos casos.

Com as duas técnicas combinadas, identifico e preservo as estruturas ligamentares do nariz para minimizar a necessidade de enxertos de cartilagens, preservando ao máximo a estrutura original e a parte funcional do nariz.

Mas é sempre bom destacar que a escolha da técnica varia caso a caso e apenas após uma análise aprofundada é que determinaremos a técnica, ok?

Resultado natural e saudável

A rinoplastia bem-sucedida é aquela que promove o remodelamento do nariz, deixando-o com um aspecto mais natural, equilibrado e duradouro, evitando as ressecções (retiradas de tecido) exageradas que comprometem a parte estética e funcional do nariz ao longo do tempo.

Para isso, o paciente deve sempre procurar um médico especialista, de confiança, e fazer uma avaliação mais precisa. Tão importante quanto a satisfação em relação à parte estética é que o paciente saia da rinoplastia com as funções do nariz aproveitadas em sua totalidade.

Gostou do post? Ficou alguma dúvida? Já fez rinoplastia e quer contar sua experiência? Me conte aqui nos comentários!

Um abraço,

Juliana Altavilla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *