Juliana Altavilla – Otorrinolaringologia – Rinoplastia e Face

Otorrinolaringologia . Rinoplastia e face . (31) 3295.5556

5 sinais de envelhecimento facial, para além das rugas

As rugas são uns dos sinais de envelhecimento mais comuns e também um dos mais temidos. No entanto, existem alguns fatores que aumentam a quantidade e grau em cada pessoa, como stress, tabagismo, genética, alimentação e outros.

Além das rugas, há outros sinais que indicam envelhecimento e que também incomodam muita gente. Por isso, a procura por procedimentos estéticos que minimizam esses efeitos aumenta cada vez mais. Afinal, esses aspectos afetam negativamente a autoestima das pessoas envolvidas.

Uma das formas de se prevenir é buscar uma vida saudável em todos os aspectos. Praticar exercícios físicos, manter uma alimentação adequada, cuidar da mente, ter hábitos prazerosos etc.

Mas, calma! Se você não conseguiu se prevenir a tempo e já está percebendo algumas dessas marcas, há algumas soluções que podem minimizar ou solucionar de vez esses incômodos. 

Para isso, confira os 5 sinais de envelhecimento facial, para além das rugas.

1. Manchas 

A falta de cuidado com o rosto, como não se proteger da exposição solar, pode provocar manchas na pele. E se engana quem acha que só os mais velhos têm, há relato de pessoas bem jovens que também passam por esse problema.

Atualmente, já existem procedimentos estéticos como lasers e peelings que podem ser feitos nos pacientes para minimizar esses efeitos.

2. Alteração da textura

Você sabia que a textura da nossa pele pode mudar de acordo com a idade? Como a capacidade de hidratação fica prejudicada, o brilho e a vitalidade da pele ficam prejudicados. O principal fator para mudar isso é a adquirir hábitos saudáveis de alimentação, além de hidratação com cremes receitados por especialistas na área.

3. Perda do volume facial

Quando a idade avança, é comum o rosto ficar mais “magro” e diminuir a camada de gordura que fica abaixo da pele. Além disto, ocorre o deslocamento para baixo das bolsas de gordura que temos mais profundamente na face, conferindo volumes em locais não desejados, levando a um aspecto mais envelhecido. 

4. Perda do contorno facial

O envelhecimento provoca a redução do colágeno e da elastina, que são responsáveis pela sustentação do rosto. Portanto, os sinais de flacidez ficam mais evidentes e o contorno linear do rosto também fica prejudicado.

Além disso, a estrutura óssea também diminui no envelhecimento. 

5. Ponta nasal caída

Você sabia que a ponta do nariz cai em algumas pessoas por conta idade? Isso atribui um aspecto mais velho ao rosto, já que o nariz começa a perder a sustentação com o passar dos anos.

Isso ocorre devido a perda de estrutura óssea que acontece no rosto, principalmente na região da maxila, bem como a perda de elasticidade dos ligamentos que unem as cartilagens e ossos nasais . Uma forma de tratamento para rejuvenesce essa região e a face é a rinoplastia. Segundo um recente estudo liderado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, é possível aparentar até 3 anos a menos com rinoplastia.

Quer saber mais sobre a rinoplastia? Clique aqui

Lembrando que, em todos os casos, recomendo uma consulta com um especialista para indicar os procedimentos de acordo com cada tipo de pele e pessoa.

Eu tenho mais de 18 anos de experiência em otorrinolaringologia e habilidade reconhecida em cirurgias da face, dentre elas, a rinoplastia. Mas também realizo outros procedimentos, como harmonização facial e botox (toxina botulínica).

Entre em contato e vamos marcar uma consulta! Ah, e não esqueça de me seguir nas redes sociais. Sempre posto conteúdos exclusivos por lá: FacebookInstagram e LinkedIn.

Um abraço,

Juliana Altavilla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *